Furnas

Vila Franca do Campo, uma bonita vila que já foi a capital da ilha de São Miguel, onde são produzidas as famosas queijadas da Vila. Apresenta inúmeras zonas balneares ao largo da sua costa, assim como o ilhéu local.

As Furnas tem muito para oferecer, nomeadamente a lindíssima Lagoa das Furnas, o Vulcão das Furnas, as suas Caldeiras com as famosas lamas medicinais e, além de outras belezas, o Parque Terra Nostra, um dos mais belos jardins do século XVIII.

A Fábrica de Chá Gorreana mantém a sua actividade desde 1883. Com extensas plantações que se avistam em redor do edifício sede, ali se produz chá preto (variedades Orange Pekoe, Broken Leaf e Pekoe) e verde (Hysson) de qualidade reconhecida. Para além desta vertente, existe ainda uma outra, de carácter museológico, pois a fábrica continua a utilizar maquinaria do século XIX e inícios do século XX. Aqui também é possível provar as diversas variedades de chá.

O miradouro de Santa Iria oferece uma paisagem exuberante do verde da freguesia do Porto Formoso até ao mar da costa norte.